terça-feira, 22 de abril de 2014

Tarefa para casa. Ter ou não ter eis a questão!



Por muito tempo a Tarefa de casa vem sendo utilizado pelos educadores, e sem sobra de duvidas a tarefa de casa é uma tradição no meio educacional.
Entre os educadores a tarefa de casa tem como principal objetivo reforçar o conteúdo trabalhado em sala de aula pelo professor, porém o que boa parte dos professores ainda não perceberam é que o aspecto intelectual do aluno não se resume ao espaço escolar , é preciso ter em mente que a educação de uma aluno deve ser percebido de forma ampla se realmente quisermos  a formação integral do aluno.

No contrato didático dos alunos do 4ª ano do período matutino, após uma longa discussão, ficou definido: 

  art. 8ª – O professor não passara tarefa para casa, salvo trabalhos especiais, porém toda as atividades do dia devem ser terminadas preferencialmente em sala, caso contrario, em casa, senão durante recreio ou qualquer outro momento determinado pelo professor.
 
Na pratica o que esta regra beneficia a aprendizagem do aluno, se ele não terá a tarefa para oferecer o reforço proposto sobre o conteúdo trabalhado em sala?

Para responder esta questão, gosto muito de uma passagem bíblica que diz:  “Para tudo existe seu tempo...” ( Eclesiastes).
Neste contexto, o aluno deve aprender que para tudo existe um tempo, tempo para dormir, tempo para descansar, tempo para brincar, tempo para trabalhar, tempo para estudar  e que a vida não se resume em estudar, mas que existem outras responsabilidades que o aluno deve assumir desde já, para que durante seu crescimento encontre maior facilidade em se adaptar à vida adulta e conseguintemente a vida social. 
 No geral o aproveitamento do tempo em sala de aula é muito maior, uma vez que aluno sabe que no cumprimento de suas responsabilidades em sala de aula, terá a maior parte do tempo em casa livre para realizar as tarefas de seu interesse.

Qual o papel do professor?
Na busca desta formação integral, cabe ao professor orientar os pais na organização desta aprendizagem que não termina na escola, mas continua em casa.

Qual o papel dos pais e responsáveis?
Cabe aos pais e responsáveis estabelecer  esta parceria com o professor e construir junto a ele as alternativas que servirão de apoio na continuidade do processo educacional do aluno em casa. 

Qual o papel do aluno?
Cabe ao aluno perceber que sua vida não se resume em estudar, que existem responsabilidades além do livro e caderno que fazem parte para sua formação como cidadão.
  
Será que o aluno não tem não para fazer em casa da escola?

 Apesar de não haver tarefa especifica diária, existem habilidades e conhecimentos especificos que o aluno precisa praticar em casa como a leitura e a tabuada.

Toda a semana, os alunos do 4ª ano estão pegando livros de leitura para levar para casa. Vocês pais ou responsáveis estão vendo seus filhos realizando a leitura destes livros?

A tabuada é uma exigência em sala de aula. Vocês estão vendo seus filhos tirando algum tempo para o estudo da tabuada? Acompanhem o ranking da tabuada neste blogger para saber como seus filho(a) esta na tabuada.

Atualmente uma atividade muito utilizada é o uso do SOROBAM. Vocês estão vendo seus filhos separando algum tempo para exercitar com o Sorobam?

A dica aqui é o estabelecimento de uma Rotina.  Divida o tempo da criança em uma tabela e estabeleça  junto com ela o tempo para cada atividade diária.

Veja um exemplo:



Rotina diária
Horário
Atividade
11:30 as 12:30
Almoço
12:30 as 13:00
Descanso
13:00 as 13:30
Leitura de livro da escola
13:00 as 14:00
Estudo da tabuada
14:00 as 15:00
Ajudar com atividade de casa
15:00 as 16:00
Arrumar quarto
16:00 as 18:30
Brincar / livre
18:30 as 19:00
banho
19:00 as 21:00
Assistir televisão
21:00
Dormir

Nenhum comentário:

Postar um comentário