Por muito tempo a Tarefa de casa
vem sendo utilizado pelos educadores, e sem sobra de duvidas a tarefa de casa é
uma tradição no meio educacional.
Entre os educadores a tarefa de
casa tem como principal objetivo reforçar o conteúdo trabalhado em sala de aula
pelo professor, porém o que boa parte dos professores ainda não perceberam é
que o aspecto intelectual do aluno não se resume ao espaço escolar , é preciso
ter em mente que a educação de uma aluno deve ser percebido de forma ampla se
realmente quisermos a formação integral
do aluno.
No contrato didático dos alunos
do 4ª ano do período matutino, após uma longa discussão, ficou definido:
art. 8ª – O professor não passara tarefa
para casa, salvo trabalhos especiais, porém toda as atividades do dia devem ser
terminadas preferencialmente em sala, caso contrario, em casa, senão durante
recreio ou qualquer outro momento determinado pelo professor.
Na pratica o que esta regra
beneficia a aprendizagem do aluno, se ele não terá a tarefa para oferecer o
reforço proposto sobre o conteúdo trabalhado em sala?
Para responder esta questão,
gosto muito de uma passagem bíblica que diz: “Para tudo existe seu tempo...” ( Eclesiastes).
Neste contexto, o aluno deve
aprender que para tudo existe um tempo, tempo para dormir, tempo para descansar,
tempo para brincar, tempo para trabalhar, tempo para estudar e que a vida não se resume em estudar, mas que
existem outras responsabilidades que o aluno deve assumir desde já, para que
durante seu crescimento encontre maior facilidade em se adaptar à vida adulta e
conseguintemente a vida social.
No geral o aproveitamento do tempo em sala de aula é muito maior, uma vez que aluno sabe que no cumprimento de suas responsabilidades em sala de aula, terá a maior parte do tempo em casa livre para realizar as tarefas de seu interesse.
Qual o papel do professor?
Na busca desta formação integral,
cabe ao professor orientar os pais na organização desta aprendizagem que não
termina na escola, mas continua em casa.
Qual o papel dos pais
e responsáveis?
Cabe aos pais e responsáveis
estabelecer esta parceria com o
professor e construir junto a ele as alternativas que servirão de apoio na
continuidade do processo educacional do aluno em casa.
Qual o papel do
aluno?
Cabe ao aluno perceber que sua
vida não se resume em estudar, que existem responsabilidades além do livro e
caderno que fazem parte para sua formação como cidadão.
Apesar de não haver tarefa
especifica diária, existem habilidades e conhecimentos especificos que o aluno
precisa praticar em casa como a leitura
e a tabuada.
Toda a semana, os alunos do 4ª
ano estão pegando livros de leitura para levar para casa. Vocês pais ou responsáveis
estão vendo seus filhos realizando a leitura destes livros?
A tabuada é uma exigência em sala
de aula. Vocês estão vendo seus filhos tirando algum tempo para o estudo da
tabuada? Acompanhem o ranking da tabuada neste blogger para saber como seus filho(a) esta na tabuada.
Atualmente uma atividade muito
utilizada é o uso do SOROBAM. Vocês estão vendo seus filhos separando algum
tempo para exercitar com o Sorobam?
A dica aqui é o estabelecimento
de uma Rotina. Divida o tempo da criança
em uma tabela e estabeleça junto com ela
o tempo para cada atividade diária.
Veja um exemplo:
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Rotina diária
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Horário
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Atividade
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11:30 as 12:30
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Almoço
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12:30 as 13:00
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Descanso
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13:00 as 13:30
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Leitura de livro
da escola
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13:00 as 14:00
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Estudo da tabuada
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14:00 as 15:00
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Ajudar com
atividade de casa
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15:00 as 16:00
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Arrumar quarto
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16:00 as 18:30
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Brincar / livre
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18:30 as 19:00
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banho
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19:00 as 21:00
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Assistir televisão
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21:00
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Dormir
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